Local | em frente ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPE

Horário e Data | Todas às quartas, das 5h às 12h



Cadastre seu email e receba informações sobre a Feira de Economia Solidária e Agroecologia!
Basta enviar uma mensagem para o email: feira.ecosol@gmail.com

Consumidores conscientes

9 de março de 2010

Breve Histórico sobre a Feira de Economia Solidária e Agroecologia

A FEIRA...

Agricultores familiares e empreendedoras solidária promovem desde dezembro de 2006 num espaço localizado em frente ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas a Feira de Economia Solidária e Agroecologia, todas as quartas de 5h às 13h.
No entanto, a idéia da Feira foi concebida quase um ano antes, mais exatamente durante o I Seminário Pernambucano de Economia Solidária: Conexão entre a Prática na Sociedade e os Estudos na Universidade (I SPEEPS), nos dias 26 e 27 de Janeiro na UFPE, promovido pelo Núcleo de Economia Solidária da UFPE (NECSO), a motivação surgiu durante a palestra do Presidente da Associação dos Produtores Agroecológicos e Moradores do Imbé, Marrecos e Sítios Vizinhos (ASSIM), localizada em Lagoa de Itaenga Mata Norte, que aproveitando a ocasião provocou a universidade a abrir espaço dentro dela para realização de feira agroecológica, como já vinha acontecendo em vários bairros do Recife, além da possibilidade do espaço, o presidente da ASSIM tinha como interesse principal de divulgar a Agroecologia para os professores, servidores e estudantes, sendo este público considerado por ele como importante para melhor assimilar os hábitos de um consumo consciente e saudável. Simultânea ao I SPEEPS, ao lado do auditório, a ASSIM junto com outros empreendimentos da economia solidária realizaram uma pequena feira de economia solidária e produtos orgânicos, que teve bastante sucesso e aceitação.
Nos meses seguintes, o NECSO fez articulações junto a UFPE nos seus principais órgãos para conseguir a autorização para viabilizar a solicitação feita pela ASSIM. Paralelo a isto, o NECSO construiu um projeto de extensão Para concorre ao edital PROEX/SESU/MEC, intitulado Jovens Agricultores Comunicando e Protagonizando a Economia Solidária e Agroecologia, o qual foi realizado de janeiro a agosto de 2007. O projeto visou a capacitação dos jovens da ASSIM nas temáticas de comunicação social, economia solidária e gestão, e dentre suas ações está a realização da Feira na UFPE.
Assim em dezembro iniciou a Feira de Economia Solidária e Agroecologia, com a participação da ASSIM, Ecoorgânica, Centro de Saúde Alternativa da Muribeca (CESAM), Grupo de Artesanato Brasil Novo e Associação dos Trapeiros de Emaús.

OS PARTICIPANTES...

A Associação dos Produtores Agroecológicos e Moradores do Imbé, Marrecos e Sítios Vizinhos (ASSIM) está localizada em na área rural do município de Lagoa de Itaenga, Mata Norte de Pernambuco. Após capacitações obtidas junto ao Serviço de Tecnologia Alternativa (SERTA) os agricultores associados iniciaram o plantio agroecológico de verduras, macaxeira, milho entre outros, bem como a participação em espaços de comercialização de produtos desta natureza, como Espaço Agroecológico de Boa Viagem e Olinda. Além dos produtos agroecológicos, o grupo de mulheres da ASSIM, dentre elas muitas jovens, desenvolvem o beneficiamento dos produtos orgânicos como sucos, bolos, pães e doces, técnicas obtidas através de capacitações realizadas pela Incubacoop/UFRPE, e também confeccionam artesanato com matéria-prima local e costura.

Contatos:
9696 3614 / 9683 8730 (Orgânicos)
9607 9823 (Beneficiamento)

assim1998agro@yahoo.com.br
assim1998@hotmail.com
http://www.agroecologia-pe.blogspot.com/
http://www.beneficiamento.blogspot.com/

A ECOÔRGANICA - Cooperativa de Produtores Familiares Orgânicos está localizada no município de Vitória de Santo Antão, Pernambuco, a 45 km da capital Recife. Nela agregam agricultores orgânicos provenientes da Bacia do Goitá. Através do apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), hoje conta com uma Unidade de Beneficiamento e Agregação de Valor, com capacidade de processamento e beneficiamento de 24 toneladas semanais de produtos orgânicos. A cooperativa busca consolidar um pólo de agricultura familiar orgânica no Estado, contribuir para a inclusão de famílias de produtores no mercado formal, aumentar a renda e qualidade de vida das famílias, através do uso mais racional do meio ambiente.

Contatos:
9257 7834 / 8853 5403
http://www.hortaevida.com.br/

O Centro de Saúde Alternativa da Muribeca (CESAM) está localizado no bairro da Muribeca, no município de Jaboatão dos Guararapes, formados somente por mulheres. O CESAM trabalha com produtos fitoterápicos, ou seja, produtos como pomada, multi-mistura, xarope e ervas derivados da agricultura orgânica, pois possuem sua própria horta de onde retiram parte da matéria-prima para produção dos produtos fitoterápicos. Desde sua formação recebeu apoio Centro Nordestino de Medicina Popular e do Centro Estudos e Ação Social Urbano de Pernambuco (CEAS Urbano PE), já teve a oportunidade de ser objeto de pesquisa de pós-graduação, bem como de apresentar sua experiência na produção de fitoterápico na Holanda, Europa. Também comercializam no Domingo na Rua (Recife Antigo) e na Feira da Prefeitura do Recife (toda última semana do mês).

Contato: (81) 3476 9420
http://www.fitoterapia-pe.blogspot.com/
Rua Engenho Guararapes, Quadra 3 nº 31 – Conjunto Brasil Novo – Muribeca – Jaboatão dos Guararapes-PE – CEP: 54.321-970

O GRUPO DE ARTESANATO BRASIL NOVO está localizado no bairro da Muribeca, no município de Jaboatão dos Guararapes. O grupo formado somente por mulheres produz e comercializa produtos de artesanato e costura, para tanto obtiveram que teve capacitações e acompanhamento do Centro Estudos e Ação Social Urbano de Pernambuco (CEAS Urbano PE). Também estão presentes no Domingo na Rua (Recife Antigo), na Feira da Prefeitura do Recife (toda última semana do mês) e no Shopping Boa Vista.

Contato: (81) 3476 9091
muribeca_gabn@yahoo.com.br
http://www.artesanato-pe.blogpspot.com/
Rua do Espinheiro, s/n – Conjunto Brasil Novo – Muribeca – Jaboatão dos Guararapes-PE – CEP: 54320-000

0 comentários: